Formação de professores no Brasil
Há décadas se tem feito estudos a respeito da formação da educação, e tem se mostrado muita preocupação a respeito disso. Que é preciso uma formação de ensino e educação, de transformação de pensamentos, que a criança crie uma interpretação sobre o mundo, que tenha uma formação de valores, que faça exercício de sua cidadania. Pois não a uma formação profissional sem uma criação de uma base sólida de conhecimento e ação.
Mas muitos dos licenciados estão atuando na área ou iniciando sua carreira não por amor a sua profissão mas por uma alternativa, ou digamos segunda opção no caso de não ter possibilidade de exercer outra atividade.
Na maior parte dos licenciados analisados não foi observada uma articulação entre as disciplinas de formação específicas que é o conteúdos da área disciplinar e a formação pedagógica que é o conteúdos para a docência.
Todas as disciplinas de licenciatura apresentam em suas cargas horárias um numero maior no conteúdo próprio da disciplina do que na formação e qualificação docente.
Podemos afirmar então que praticamente todos os professores não recebem uma formação de qualidade, e assim não podem dar uma formação de qualidade para seus alunos.
Para uma formação docente de qualidade é preciso que prepare o professor para a prática não somente a teoria, e não poder ou saber aplicar os conteúdos aprendidos nos cursos de sua formação.
É preciso que se mudem muito as grades curriculares das licenciaturas para que se tenha uma formação, qualificação, adequação de qualidade para que se possa entrar em uma sala de aula preparado para ensinar e acima de tudo preparado para tudo o que seus alunos precisarem.
Uma educação de qualidade é uma educação completa sem falhas.
São muitos os desafios encontrados por quem se dedica à educação em nosso país, mas mesmo em meio a tantas dificuldades, é preciso realizar seu trabalho da melhor maneira. E é neste contexto que se insere a