Experiências e desafios na formação de professores indígenas no Brasil
Atividade: Respondendo algumas questões
Professora: Ana Patrícia Fernandes
Aluno:
Barjonas Machado Rodrigues – 2012840007 – ( Lic. Matemática)
Atividade: Respondendo algumas questões
1- Com Relação a formação de Professores indígenas, que competências devem ser garantidas a esses profissionais? Pontue os principais aspectos.
Um conjunto de competências profissionais que lhe permita atuar, de forma responsável e crítica, nos contextos interculturais e sociolingüísticos nos quais as escolas indígenas estão inseridas. Em muitas situações cabe ao professor indígena atuar como mediador e interlocutor de sua comunidade com os representantes do mundo de fora da aldeia e com a sistematização e organização de novos saberes e práticas.
É dele, também, a tarefa de refletir criticamente e de buscar estratégias para promover a interação dos diversos tipos de conhecimento que se apresentam e se entrelaçam no processo escolar: De um lado, os conhecimentos ditos universais, a que todo estudante, indígena ou não, deve ter acesso, e, de outro, os conhecimentos étnicos, que, se antes eram negados, hoje assumem importância crescente nos contextos escolares indígenas. Tal como estabelecido em documento do Ministério da Educação (MEC).
2- Os processos de formação de professores indígenas no Brasil, tem se desenvolvido por meio de situações em que se alternam o modo presencial. Explique de que forma essas atividades tem acontecido?
Nos períodos presenciais, cursos e atividades previamente planejados são executados por uma equipe de especialistas, responsáveis pela formação. São os momentos de curso, normalmente modulares, de trabalho intensivo, reunindo professores de uma mesma etnia ou de diversos povos. Ocorrem normalmente uma ou duas vezes por ano. Durante esses períodos presenciais, várias outras situações de formação são incentivadas, como