Resumo formação de professores no brasil
1827- Com a Lei das Escolas de Primeiras de Letras surge a preocupação com a formação de professores e passou a prepara-los didaticamente sem nenhuma preocupação pedagogia.
1834- O Ato Adicional colocou as Instituições primárias na responsabilidade das província, que a partir disso criam as Escolas Normais e várias províncias seguiram esse caminho adotando a Escola Primária.
As Escolas Normais deviam se preocupar com as coordenadas pedagógicas mas toda a preocupação era voltada para ter domínio sobre todo o conteúdo.
1849 – Fecharam as Escolas Normais, a mando de Couto Ferraz, substituindo-as pelos professores adjuntos.
1859- Reabriram as Escola Normais porque os professores adjuntos não se adequaram.
1890- É iniciada a reforma na Escola Normal de São Paulo, procurando organizar e preparar pedagogicamente os professores e colocar ênfase nos exercícios práticos de ensino.
1932- Procurando melhorar Anísio Teixeira criou a reforma instituída pelo decreto n.3.1810 transformou a Escola Normal em Escola de Professores em busca de uma melhor especialização e maior desenvolvimento de pesquisa.
O Instituto de São Paulo seguiu um caminho parecido.
1939- Os Institutos de Educação em Brasília e em São Paulo estavam em um nível comparado ao universitário e por isso foram integrados a Universidade de São Paulo e a Universidade do Distrito Federal.
1946- Lei Orgânica do Ensino Normal. O curso foi dividido em dois ciclos e também criaram e adicionaram vários cursos complementares que definiriam as especializações.
1072- Foi implantado a habilitação especifica de 2⁰ grau apara exercício do magistério de 1⁰ grau. Houve mudança na carga horaria e uma especialização mais adequada, mas mesmo assim houve um quadro muito precário em relação ao curso.
1980- Nasce um amplo movimento que busca a reformulação do