Resolvendo problemas com cálcio e alcalinidade.
Para muitos aquaristas marinhos, corrigir valores de cálcio e alcalinidade podem estar entre os mais irritantes problemas para manter um reef. A maioria dos aquaristas sabem que se esses parâmetros não são adequadamente mantidos, corais e outros organismos podem ter dificuldade em associar ao seu esqueleto de carbonato de cálcio. A maneira de como resolver esses problemas, no entanto, é bem mais detalhada. Infelizmente, muitas vezes não é tão simples quanto adicionar mais do que está esgotado.
Aqui, por exemplo, é uma questão real que caracteriza o problema:
Estou tendo problemas para aumentar os meus níveis de cálcio acima de 200 ppm. Estou utilizando kalk por cerca de duas semanas O nível alcança de 250 ppm e logo decai para 200 ppm. Eu comprei alguns suplementos de cálcio e segui o recomendado no rótulo do produto, mas não estou tendo sucesso. Eu nunca usei suplementação por cálcio antes e estava me perguntando quanto é que eu poderia dose segura. Eu só tenho dois mushs e duas donzelas. Algum conselho?
Infelizmente, o cálcio e a alcalinidade são ligados a muitos outros parâmetros em um reef, e estas relações podem levar a problemas sérios se são não bem compreendidos. Se, por exemplo, você adiciona muito de um suplemento de cálcio, vai fazer baixar a alcalinidade causando precipitação de ion carbonato no tanque. Da mesma forma, adicionando muito de um suplemento de alcalinidade pode resultar em redução do cálcio. Consequentemente, a tentativa de corrigir um problema poderá causar outro. Além disso, se você tentar corrigir um cálcio ou alcalinidade com o tipo errado de aditivo, você irá nada mais do que depositar calcário no fundo do seu tanque.
Este artigo irá esclarecer os diferentes tipos de cálcio e alcalinidade problemas encontrados nos reefs, e descrever em detalhe a forma de “resolver” cada um deles. Ao ler o artigo, você poderá achar complicado mas não é. Lembre-se que este artigo se