Educação ambiental
(Tales de Mileto)
Sumário
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo apresentar as características da água e os sistemas, procedimentos e inovações que circundam a mesma. A água é uma das substâncias mais importante para a existência de todos os seres vivos. Mais de um sexto da população mundial não tem acesso ao fornecimento de água, e a situação piora quando se fala em saneamento básico. Estima-se que até 2050 haverá 9,3 bilhões de pessoas habitando a Terra, nestas condições é possível estimar que de 2 à 7 bilhões de pessoas não terão acesso á água de qualidade. A diferença entre esses extremos depende das medidas adotadas pelos governos. A quantidade de água disponível per capta vem caindo desde 1970. As reservas de água estão diminuindo, enquanto a demanda cresce de forma dramática, em um ritmo insustentável, afirmou o diretor-geral da UNESCO. (EDUCAÇÃO, 2004)
Sabe-se que os recursos hídricos são utilizados para múltiplos fins, tais como: abastecimento doméstico, abastecimento industrial, irrigação, recreação e lazer, geração de energia elétrica, transporte e navegação e diluição de despejos. Os mananciais do planeta estão secando rapidamente o que vai se somar ao crescimento populacional, a poluição e o aquecimento global, para reduzir em um terço nos próximos 20 anos a quantidade de água disponível para cada pessoa no mundo. (EDUCAÇÃO,2004)
Um agravante e desafio para o século 21 estão nas instalações de saneamento básico para a sociedade, o que seria uma possível resolução da escassez da água por poluição. Mas o impecílio apontado pelos órgãos governamentais é o montante de investimentos necessários para a implantação do saneamento do meio, no qual é mais notado em comunidades desfavorecidas financeiramente e socialmente. (GEODIREITO,2009)
A preservação dos recursos hídricos para as gerações atuais e futuras levam-nos agora a análise dos modos de interação entre os