CRISE INTERNACIONAL: A Crise de 1929
RESUMO: A crise de 1929, época em que os Estados Unidos passaram por uma profunda crise econômica, com a queda da Bolsa de Valores de Nova York, que gerou uma grave crise interna, um alto índice de desemprego e que acabou afetando vários países do mundo. O Brasil foi um dos países afetado pela crise de 1929, sendo que o café era o principal produto exportado para os Estados Unidos, causando desemprego e afetando os produtores. Embora muitos analistas pensassem, no princípio, que se tratava de um ajuste passageiro do mercado, o crack de Wall Street marcou o início da Grande Depressão, assentando as bases para a criação do New Deal de Franklin D. Roosevelt, em 1933. O objetivo do presente artigo foi descrever sobre a maior crise dos Estados Unidos e seu impacto na economia.
Palavras Chave: Crise de 1929. Crise Internacional. Economia.
Para Souza (2011) a crise de 1929 teve um enorme impacto na economia dos Estados Unidos, afetando outros países. Em 1927, após um período de fortes investimentos no estrangeiro e com uma economia crescente, os financistas norte-americanos que operavam em Wall Street centraram-se no mercado interno. Quanto mais compravam, maior era a subida dos preços, o que atraía mais investimentos. Em 24 de outubro de 1929, conhecido como "quinta-feira negra", iniciou-se um forte movimento vendedor, que produziu o colapso das cotações na referida bolsa. O ano de 1929 pode ser considerado o marco de uma das maiores crises da história do capitalismo.
No ano de 1929, os Estados Unidos produziam uma enorme quantidade de mercadorias para as quais não existiam compradores. Os consumidores não precisavam mais comprar tanto e o consumo caiu. A queda no comércio interno ocorreu porque os trabalhadores, que eram boa parte da população, recebiam baixos salários e não tinham recursos para comprar muitos produtos. Os industriais perceberam então, a necessidade de reduzir o ritmo da produção. Para isso