Relatório de mecânica
Trabalho realizado por:
Carla Ribeiro 66202
Diana Faria 65255
Joana Almeida 61537
Vasco Gomes 61949
Rui Oliveira 65253
Guimarães, 24 de Maio de 2012
Introdução:
O trabalho proposto e desenvolvido na Unidade Curricular de Laboratórios Integrado III, no curso Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais da Universidade do Minho, visa o desenvolvimento da capacidade e independência dos alunos na pesquisa e exploração sobre materiais e aplicação de alguns conceitos dados durante o semestre do presente ano letivo na unidade curricular mencionada. O trabalho visa a análise da composição química e a determinação da dureza de duas amostras. A primeira amostra é uma liga de alumínio-cobre com um arrefecimento lento, a segunda amostra é uma liga de alumínio-cobre com um arrefecimento rápido.
Na análise de composição química, utilizou-se o processo de florescência de Raios X (FRX) para se descobrir, detalhadamente, a composição química.
Na determinação da dureza, o processo utilizado foi o processo de Vickers.
Por fim, irá se verificas as diferenças entre um arrefecimento rápido e um arrefecimento e um arrefecimento lento num bronze de alumínio.
Bronzes de alumínio Bronze de Alumínio é um tipo de bronze no qual alumínio é o principal componente na composição da liga. A grande variedade de propriedades desta liga dão um grande uso no ramo industrial. Este tipo de bronze também permite a adição de outros agentes como ferro, manganês, silício, magnésio, titânio, gálio. Estes elementos proporcionam um melhoramento nas propriedades do bronze de alumínio.
Propriedades gerais dos Bronzes de alumínio
Os alumínios de cobre, conhecidos por apresentar cor de ouro, são valorizados essencialmente pela sua força e resistência à corrosão comparado com outras ligas de bronze. Estas ligas apresentam baixas taxas de corrosão em condições atmosféricas, baixa oxidação a altas temperaturas e baixa