Faculdade
Fluidos de perfuração são misturas complexas de sólidos, líquidos, e algumas vezes, gases.Do ponto de vista químico, os fluidos podem assumir aspectos de suspensão, dispersão coloidal ou emulsão, dependendo do estado físico dos componentes.Eles devem ser especificados de forma a garantir uma perfuração rápida e segura. Em 1900, enquanto perfuravam um poço petrolífero em Spindletop, Texas, os trabalhadores conduziam um rebanho de gado através de uma depressão cheia de água. A lama resultante, uma pasta lamacenta viscosa, composta de água e argila, era bombeada para dentro do poço. Os fluidos de perfuração ainda são chamados de lama, mas os engenheiros não mais dependem somente de água e argila. Ao contrário, eles projetam com cuidado compostos e misturas que atendem a necessidades específicas sob várias condições de perfuração. Os fluidos de perfuração modernos são realmente a força vital do poço. Os poços profundos atuais não existiriam sem eles.
Muito tempo atrás, as pessoas geralmente realizavam perfurações em busca de água, e não de petróleo. Na verdade, elas se aborreciam quando acidentalmente encontravam petróleo, pois ele contaminava a água! Os primeiros poços foram perfurados em busca de água para beber, lavar, irrigar e para salmoura, que era utilizada como uma fonte de sal. Foi somente no século 19 que a perfuração em busca de petróleo começou a se disseminar, pois a industrialização aumentou a necessidade de produtos derivados do petróleo.
Os registros mais antigos de perfuração de poços datam do século III a.C., na China. A técnica - perfuração com ferramenta na ponta de um cabo - envolvia a queda de uma pesada ferramenta metálica de perfuração e a remoção da rocha pulverizada com um recipiente tubular. Os chineses estavam relativamente avançados nessa arte, e receberam os créditos como os primeiros a utilizar fluidos no processo de perfuração. Nesse caso, o fluido era a água. Ela amolecia a rocha, facilitando a