Educação Matemática
Nome do bolsista: Mariana Sousa
Texto 1- Uma aplicação de jogos na análise de erros em educação matemática.
Resumo:
Observando a analise de erros nas soluções das questões matemáticas percebe-se que elas apresentam características diversas, pois os tipos de exercícios propostos aos estudantes, à rigidez de testes aplicados abriram um novo caminho para analisa-los. Os obstáculos se manifestam por erros que podem ser utilizados para pesquisa e ensino. O objetivo para o aprendizado pode se remediar o erro, explorar ou fazer descobertas por meio dele e auxiliar os estudantes a superar dificuldades. Aceitar o erro e desafiar o aluno a encontrar uma forma valida para sua formula ou regra equivocada seria um recurso favorável, pois erros podem ser aproveitados para discutir metodologias de ensino. Ao analisa-los é percebível a preocupação com a aprendizagem desses alunos, o que leva a elaboração de recursos instrucionais para avaliar os estudantes, especialmente do curso de matemática. O uso de jogos na educação matemática envolve conteúdos específicos, desenvolvem estratégias importantes na aprendizagem e tem vantagens para professores e alunos, uma maneira de identificar onde apresentam as maiores dificuldades tanto no ensino quanto no aprendizado.
Texto 2- Atividades experimentais de baixo custo como estratégia de construção da autonomia de professores de física: uma experiência em formação continuada.
Resumo:
A ciência continua sendo apresentada apenas através de formulas, definições e exercícios padronizados. A experimentação facilita o aprendizado dos conceitos e desperta o interesse por parte do estudante. A maior parte dos professores não realiza atividade experimental por acreditar que são muito trabalhosas, exigem tempo excessivo, espaço e materiais específicos. O ensino de ciência é muito insignificante sobre cujo conhecimento cientifico poderia