A educação matematica
Ariana Steffen Bertoni1
Michelle Machado
Joaquim Rodrigo de Oliveira2
RESUMO
Este artigo busca apresentar formas de suprir ou acalmar as necessidades, curiosidades da criança de educação infantil na questão da educação matemática, e como o professor deve trabalhar a fim de garantir uma educação democrática e para formar cidadãos críticos e comprometidos.
Estratégias, para integrar a criança no mundo da matemática. Palavras-chave: ensino da matemática - Educação Infantil - professor de educação infantil.
1 INTRODUÇÃO A infância, um dos momentos mais fascinantes da vida, é o período onde exteriorizamos nossos sentimentos, nossas experiências e nossa criatividade da forma mais espontânea que existe,é brincando que a criança interage com a realidade e estabelece relações com o mundo que vive. O brincar da criança não pode ser considerado simplesmente uma atividade complementar de forma pedagógica, mas atividade fundamental para desenvolver identidade cultural e a formação da personalidade, uma vez que a brincadeira pode acontecer onde quer que a criança se encontre, bastando para isso, apenas um pequeno estímulo para que sua imaginação a leve para um mundo de criatividade e movimento. Assim, entre todos os conteúdos propostos para a Educação Infantil, a educação matemática se faz fundamental para que as crianças estejam preparadas para o ensino fundamental e seus conteúdos obrigatórios. Abordando situações de aprendizagem em Educação Infantil que propiciam uma aprendizagem matemática efetiva e de qualidade, certamente manifestará resultados positivos não apenas no momento presente, quando pode se observar o prazer da criança em estudar, mas também a longo prazo com um aluno do Ensino Fundamental que compreende as relações matemáticas a partir do concreto, desenvolvido na Educação
Infantil, facilitando assim sua aprendizagem. O papel do