Educação e matematica
Departamento de Educação- Campus I
Componente curricular - Referenciais teóricos e metodológicos no ensino da matemática – educação infantil
O que é educação matemática
Para compreender o que é educação matemática, que a partir de agora chamaremos apenas de EM, é importante conseguir distinguir educação matemática de matemática. A matemática esta liga a produção de novos conhecimentos matemáticos que possibilitem o desenvolvimento da matemática pura e aplicada; já a EM preocupa-se com o desenvolvimento dos saberes matemáticos atrelados a conhecimentos e práticas pedagógicas.
Sem falar que a matemática é uma ciência milenar e a educação matemática é algo contemporâneo e não tem uma única metodologia de estudo.
Enfim, a educação matemática “caracteriza-se como uma práxis que envolve o domínio do conteúdo especifico (a matemática) e o domínio das ideias e processos relativos à transmissão\assimilação e\ou apropriação\ construção do saber matemático” (Matos).
Principais aspectos da educação matemática como campo profissional e de investigação.
Embora ainda não esteja bem delimitado o objeto da EM, de maneira genérica, pode-se afirmar que ele envolve as diversas relações entre ensino aprendizagem e conhecimento matemático num contexto social delimitado. No que tange os objetivos de investigação da EM “estes são múltiplos e difíceis de serem categorizados, pois variam de acordo com cada problema ou questão de investigação” (Matos). Entretanto existem dois objetivos básicos: * melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da matemática (natureza pragmática). * Desenvolvimento da EM como campo de investigação e produção de conhecimento ( cunho cientifico).
É importante compreender que apesar da EM esta ligada a diversos campos científicos (matemática, psicologia, pedagogia, sociologia, entre outras), ela tem problemáticas e questões próprias, não podendo ser vista simploriamente como aplicação particular