Educação Matemática
por Juliana Ferreira de Sousa Pardim1
MELO, J. R. A Formação do Formador de Professores de Matemática no Contexto das Mudanças Curriculares. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas – SP, 2010.
A referida tese, de autoria de José Ronaldo Melo, foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação do Professor Dr. Dario Fiorentini.
O estudo procurou investigar como uma comunidade aprende e transforma suas práticas. Tem como foco, identificar e analisar as práticas dessa comunidade em relação a vivencia do cotidiano no contexto do local de formação.
O autor buscou compreender como o processo formativo pode transformar/ influenciar as práticas, o discurso e os saberes do professor, nesse processo de formação de professores de matemática.
Para isto, a pesquisa apresentada foi norteada pela seguinte questão: “como uma comunidade aprende e transforma suas práticas e saberes sobre formação de professores de Matemática?” (MELO, 2010, p.1).
As fontes utilizadas para essa abordagem metodológica foram “[...] biografias de histórias de vida de professores e entrevistas realizadas com os alunos do curso de licenciatura em Matemática da UFAC.” (MELO, 2010, p.1). E as análises foram aprofundas a partir da perspectiva dos estudos foucaultianos.
Este estudo descreve e analisa o processo dos saberes docentes constituídos pela comunidade de formadores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre (UFAC).
No primeiro capítulo, Melo inicia contando sua trajetória de vida, na educação básica no interior do Acre, até seu ingresso na Universidade. Cursando Matemática, ele escutava dos próprios professores universitários que ao termino do curso os alunos tinham grande chances de tornarem