educação matematica
Letícia Lima1
Orientador 2
RESUMO:
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma breve análise acerca da trajetória da Educação Matemática no Brasil, visando à apresentação dos principais artifícios utilizados atualmente dentro da sala de aula para o ensino da Matemática. Esta pesquisa terá ainda o objetivo de construir um breve histórico da Educação Matemática no Brasil, apresentando as divergências entre a Matemática Tradicional e a Matemática atual, onde apresentaremos os seus pontos positivos e negativos, problematizando a importância de ambas no processo de construção do aluno.
Palavras-chave: Educação. Matemática.
A Educação Matemática critica, desafia os estudantes fornecendo experiências de aprendizagem, fazendo com que professores e alunos sejam criadores e investigadores e superem o medo da Matemática. Tendência esta que se desenvolve através das pesquisas, interpretações e discussões que, gerando debates e trazendo experiências vivenciadas no cotidiano oferecem condições de interpretar e mostrar as conclusões através da Modelagem Matemática - definida como a arte de expressar, através da linguagem matemática, situações-problema do meio.
(BICUDO, 1987, p.42)
Não só atualmente, mas desde tempos, o ensino da Matemática é alvo de discussões no âmbito acadêmico e escolar, segundo Almeida (1993) estes se devem especialmente pelos avanços tecnológicos, que são consequência frequente da industrialização. Assim, torna-se extremamente necessário que professores e pesquisadores se voltem para essa área, principalmente pelo fato de a mesma ter caráter formador.
Seguindo a linha de pensamento que torna a pesquisa essencial em nossa formação, temos a necessidade de argumentar acerca de determinado assunto. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem como intenção tratar da movimentação que ocorreu durante a trajetória da Educação Matemática, onde focaremos a