Fluidez de membrana
BIOMEMBRANAS:
RESUMO SOBRE A FLUIDEZ DA MEMBRANA
Resumo apresentado na disciplina de Biologia celular. Faculdade de Ciências Biológicas.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Professor: Catalano
PUC-CAMPINAS 2015
Conceito:
São os movimentos realizados pelas cadeias de hidrocarbonetos localizados na membrana celular, sendo assim, a bicamada lipídica permanece em constante movimento. Movimentos tais que são de extrema importância para a célula, responsável por certos processos de transportes e atividades enzimática. Sem tais movimentos ocorre o interrompimento das proteínas e a consequente lise celular.
Fatores que influenciam:
Composição:
Se a bicamada lipídica possuir grandes quantidades de lipídios saturados, isso prejudicará sua movimentação, pois os lipídios serão mais uniformes e de certa forma “sobrepostos” uns aos outros, limitando o espaço entre eles.
Se a bicamada lipídica possuir grandes quantidades de lipídios insaturados, o oposto ocorre. Os lipídeos não serão uniformes , aumentando também o espaço entre eles, fazendo com que a membrana possa fluir mais livremente, pois menor será a possibilidade de interação entre moléculas vizinhas.
Temperatura:
A temperatura é considerada um grande fator na fluidez da membrana, pois dependendo do estado que se encontra pode alterar o os ácidos graxos presentes nos lipídeos, alterando sua forma padrão.
No estado em gel, a movimentação se torna limitada. Aumentando a temperatura, ao chegar no estado liquido, torna-se maior a movimentação da membrana.
Colesterol:
O colesterol também influencia na fluidez da membrana, pois quanto mais colesterol, menor a fluidez. O colesterol, por ser menor e mais rígido, interage mais fortemente com os lipídeos adjacentes, diminuindo sua capacidade de movimentação.
Tipos de movimentação:
LATERAL - Os lipídeos estão em constante movimento de um lado para outro.
ROTACIONAL - Movimentos sobre si mesmos.
TRANSVERSAL ou