Biocel 2013
1)
Porque dizemos que a camada lipídica é assimétrica ?
R: Porque os lipídios que a formam são diferentes.
2)
Do que depende a fluidez da membrana ?
R: A fluidez de uma membrana a uma dada temperatura depende do tipo de fosfolipídio e do tamanho de sua cauda hidrofóbica de ácidos graxos e da saturação dessa cauda.
Quando as caudas são mais curtas, a interação entre elas é menor, o que aumenta a fluidez da membrana. Quando a cauda é insaturada, ou seja, possui duplas ligações entre átomos adjacentes, ela não contém a quantidade máxima de hidrogênios que poderia ter. Cada dupla ligação causa uma flexura na cauda, o que torna mais difícil o empacotamento das caudas, o que aumenta a fluidez. Resumindo, quanto mais curtas e insaturadas forem as caudas hidrofóbicas de ácidos graxos dos fosfolipídeos, mais fluidez terá a membrana.
3)
Sabemos que os lipídios que compõem a membrana cristalizam-se (estado gel) em determinadas temperaturas, sendo assim, porque a membrana nunca cristaliza por completo
?
R: Porque a membrana é composta por vários tipos diferentes de lipídios e eles se cristalizam em diferentes temperaturas.
4)
Os lipídios permanecem estáticos na membrana ? Justifique ?
R: Os lipídios que compõem a membrana estão em constante movimento de rotação
(gira em torno de seu próprio eixo) e de translação (troca de lugar com o vizinho). Já o movimento de flip-flop, quando o lipídio de um folheto vai para o folheto oposto, é menos freqüente. 5)
Quais as vantagens e desvantagens da presença do colesterol entre os fosfolipídios da bicamada ?
R: Vantagens da presença do colesterol entre os fosfolipídios – o colesterol dificulta a cristalização dos lipídios em baixa temperatura, pois para haver a cristalização é preciso que os lipídios se aproximem muito, o que é dificultado pelo colesterol. Isso apresenta uma grande proteção para organismos sujeitos a grandes variações de