Técnicas histológicas
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA
DISCIPLINA: HISTOLOGIA
PROFº: CRISTIANE TORRES
CURSO DE EXTENSÃO: TÉCNICAS HISTOLÓGICAS - RELATÓRIO
Naiara de Farias Rosa
TERESINA, SETEMBRO DE 2013
1. INTRODUÇÃO:
Para o estudo biológico de animais e plantas, sua estrutura e função, é necessário o uso de um conjunto de técnicas denominadas Técnicas
Histológicas, que vão desde a extração dos órgãos do animal que se pretende estudar, até a montagem final da lâmina. Os tecidos, a matriz extracelular em geral são tranparentes. Isso faz com o que o contraste entre suas diferentes partes seja muito reduzido, dificultando a observação e o estudo dessas estruturas ao microscópio de luz. As técnicas histológicas foram justamente desenvolvidas com o propósito de transpor essas dificuldades.
O método mais comum de estudo dos tecidos é através da preparação de lâminas histológicas. Para tanto os tecidos necessitam de uma preparação que envolve diversos processos que podem ser resumidos da seguinte forma: fixação dos tecidos, desidratação, inclusão, microtomia (corte em fatias finas), coloração e montagem de lâminas. Ao final desses processos é importante que tenha sido preservada a estrutura original do tecido, para que se possa proceder corretamente o estudo microscópico.
2. OBJETIVOS:
O Curso de Extensão apresenta um objetivo claro, introduzir os alunos no trabalho prático realizado em um laboratório de Histologia, apresentando a eles as técnicas básicas de produção de lâminas, para que se procedam os estudos histológicos. Ao final do curso, o aluno participante deve estar a par dos processos realizados, tendo tomado conhecimento sobre o que ocorre em cada um deles e a sua finalidade, o principal objetivo é que cada um apresente uma lâmina satisfatória, isto é, com tecido íntegro, que possa ser utilizada para análise histológica do tecido em questão.
3. METODOLOGIA
Os métodos utilizados