Membrana Plasmática
PROTEÍNA (FUNÇÕES) E ESTRUTURA DE MEMBRANA
1. Mutações na integrina levam a doenças como deficiência de adesão leucocitária (DAL)? Pode-se dizer que essas mutações levam a falhas no reconhecimento celular na membrana?
R= sim, pois a integrina é responsavel pela adesao do leucocito para ocorrer a diapedese. sem a adesao da integrina nao ocorerra o reconhecimen celular, causando, assim, mutacaoes que levam a falha no reconhecimento celular.
2. os glicolipidios sao encontrados nas membranas plasmaticas de celulas animais. alguns deles propiciam pontos de entrada para algumas toxinas bacterianas tal como vibriao. pergunta-se: a) qual seria o glicolipidio da membrana? qual seria o mecanismo celular do glicolipidio na celula alvo?
R= o gangliosideos M1 que é um glicolipidio e é reconhecido facilmente pelo intestino que vai facilitar o efluxo de agua e sódio, ocasionando a diarreia.
3. num paciente com febre é esperado a ocorrência de mecanismos de ajustes em nivel de membrana. explique em que se baseiam esses mecanismos, por que eles ocorrem e se os mesmos mecanismos ocorreriam na linhagem de bacterias que invadiu o corpo do paciente que reagiu com a febre.
R= com a febre vai ter o aumento na saturação, aumento consequente da temperatura (fluidez) até que ocorra a liberação do patógeno que pode ocasionar na lise da célula da celula. isso acontece porque não possui a presença do colesterol para regular a temperatura.
4. Explique como o colesterol age na fluidez da membrana? qual a importancia da fluidez na membrana plasmatica? o colesterol age dando rigidez a membrana para que ela nao se torne fluida demais. a importancia da fluidez é importante para que haja a permeabilidade seletiva com entrada e saida de substancias na celula.
5. O que é glicocalix?
R= é o nome dado a camada de oligossacarideos que se depositam na superficie externa da membrana plasmatica. determinam na superficie das hemacias o tipo sanguineo do