Homeoviscosa

993 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO: Os lipídios são formados por moléculas que constituem ceras, esteróides, gorduras e até mesmo algumas vitaminas. Suas funções são diversas e podemos citar como exemplo o armazenamento de energia, pode desempenhar papéis como carregador de elétrons e ancoras hidrofóbicas para proteínas. Mas, sem duvida, a função que merece um grande destaque é de principal estrutura constituinte da membrana plasmática. No entanto, essa membrana sofrerá os impactos do meio externo. Sendo assim, este trabalho discorrerá sobre a adaptação da membrana celular de animais e plantas, permitindo que estes possam sobreviver em meios com temperaturas desfavoráveis e situações particulares. A essa adaptação, dá-se o nome de homeoviscosa.

DESENVOLVIMENTO: Todas as células, sejam elas procariontes ou eucariontes, possuem uma camada que separa o interior da célula do meio externo que as cerca. A essa camada dá-se o nome de membrana plasmática. Os estudos relativos a essa importante barreira celular começaram a ser mais aprofundados com o auxílio da microscopia eletrônica, que possibilitou uma visualização mais precisa que do que a microscopia óptica. A partir destes estudos, pesquisadores chegarem à conclusão que essa barreira era caracterizada pela presença de grande quantidade lipídios e algumas proteínas. Os lipídios são representados pelos fosfolipídios, glicolípidios, colesterol e enfingofosfolipídios. Esses lipídios têm caráter anfipático, ou seja, possuem uma região hidrofílica (que interage com a água) e uma região hidrofóbica (que não interagem com a água). Essa propriedade é crucial para a formação e função das membranas, pois permite que haja um meio aquoso dentro e fora do meio celular, sem fazer com a membrana perca sua capacidade seletiva.

Os lipídios interagem por meio de interações hidrofóbicas das suas áreas apolares.Esses componentes da membrana podem realizar movimentos que auxiliam na fluidez da membrana. São

Relacionados

  • Identificação bacteriana por derivação de ácidos graxos extraídos de células íntegras
    19123 palavras | 77 páginas
  • Citologia
    11482 palavras | 46 páginas