Resenha Adm de Marketing Produtos
Um produto é tudo que pode ser oferecido ao mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Podemos ter bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias.
Níveis de produto: a hierarquia de valor para o cliente
Para planejar sua oferta pro mercado, o profissional de marketing precisa pensar em cinco níveis de produto.
O principal nível é o beneficio central o serviço ou beneficio que cliente realmente está comprando, o hospede do hotel está comprando descanso e pernoite.
No segundo nível, o beneficio central deve ser transformado em um produto básico. Assim um quarto de hotel, tem que ter cama, banheiro, toalhas e etc.
No terceiro nível o profissional de marketing prepara o produto esperado, são os atributos que o comprador espera. O hospede espera cama arrumada, toalhas limpas e tranqüilidade.
No quarto nível, deve-se preparar o produto ampliado, que excede o as expectativas do cliente. Porém, cada ampliação agrega custo e os benefícios ampliados logo se tornam benefícios esperados.
O quinto nível é o produto potencial, são todas as ampliações e transformações que o produto deve ser submetido no futuro. E nesse momento que as empresas procuram novas maneiras de satisfazer o cliente trazer um diferencial pra sua oferta.
Classificação de Produtos
As empresas classificam os produtos por durabilidade, tangibilidade e uso.
Durabilidade e Tangibilidade - Podem ser classificados em três grupos.
Bens não-duráveis: São produtos consumidos rapidamente e comprados com freqüência, como cerveja e sabão. A estratégia de marketing é deixá-los disponíveis em muitos locais e fazer muitos anúncios para induzir a experimentação e ganhar a preferência.
Bens duráveis: Bens tangíveis que são usados por um determinado tempo, como geladeiras, ferramentas e vestuário. Produtos duráveis exigem venda pessoal e serviços.
Serviços: São produtos intangíveis,