Filosofia nas ciências da natureza
Sílvio R. Dahmen, Einstein e a Filosofia(Einstein andPhilosophi). Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
O presente texto busca apresentar a importante correlação entre os conceitos físicos e filosóficos, e a necessidade fundamental que os físicos têm em conhecer um pouco mais da filosofia cientifica, através do esclarecimento de que alguns filósofos já se envolveram intensamente com a Física principalmente entre os séculos XVIII a XX, eaté os dias atuais, assim como o próprio autor vem nos falar um pouco mais dessa mesma experiência.
É fato que a Física não é a mais importante das ciências; mas pode ser compreendida como sendo a mais fundamental, pelo ponto de que ao se fazer ciência (Física), busca-se compreender melhor a natureza e toda a singular essência que forma o universo em que vivemos o que leva o físico a obter uma postura filosófica do “todo” inconscientemente.
Einstein por si foi o homem que demonstrou e expandiu a importante relação da Filosofia para com a Física, através de seu artigo “PhysikundRealitat” (Física e Realidade), publicado em 1936 no Journalofthe Franklin Institute, onde eleapresenta sua visão sobre o aspecto filosófico nas ciências. Essa sua grande maturidade sobre o conhecimento das questões epistemológicas,é fruto do seu convívio com grandes nomes da filosofia cientifica da época como Hans Reichenbach e Ernst Cassirer; e por sua apreciação de obras passadas como Critica da Razão Pura de Kant,o que levou a Reichenbach a intitulá-lo como sendo um filósofo “por tabela” pelo fato de sua filosofia ser o reflexo do seu pensamento cientifico e não o contrario, assim como Kant por si não foi um físico.
Sendo ele um grande amante da filosofia em modo geral, mais em particular das obras de Immanuel Kant, que afirmava que a Física e a Matemática são conhecimentos universais e necessários; o que continua sendo uma realidade; Einstein foi