Os primeiros passos da ciência: da filosofia às ciências da natureza
Danillo M. da Cunha Cardim
Eduardo Souza Lira
Eusébio Mesquita Pereira
Verônica Loredo de Oliveira
Walter José Silva da Costa Junior
RESUMO
Este trabalho trata a respeito da evolução pela qual passou o pensamento estritamente filosófico para a compreensão da natureza e seus fenômenos, pensamento este que gradativamente dera lugar à experimentação como forma de se entender a natureza da qual o homem também faz parte. Ao abrir mão de um pensamento puramente filosófico e enveredar por uma aproximação científica, através de métodos empíricos, ou seja, através de experimentos como meio de provar teorias e se criar argumentos acerca da natureza, abre-se caminho para uma nova forma de pensar o mundo, sistematicamente. A partir de tal mudança no pensamento do homem sobre o entendimento da natureza ao seu redor, a filosofia pode então deixar um dos seus maiores legados para a compreensão do universo: as ciências da natureza.
Palavras-chave: Ciência. Filosofia. Natureza. Evolução. Pensamento Filosófico.
1 INTRODUÇÃO As informações aqui apresentadas oferecem um panorama geral acerca da evolução da forma de se pensar os fenômenos naturais, mostrando a gradativa substituição da interpretação filosófica da natureza por uma aproximação mais científica, objetivando deixar clara a importância de tal evolução nos dias atuais. Para tanto, através de pesquisa exploratória bibliográfica, o trabalho parte de uma perspectiva histórica, elencando os principais fatos e personagens que contribuíram significativamente para a abstenção do pensamento puramente filosófico e para a compreensão da natureza por meio de uma vertente experimentalista, constituindo-se tal feito na base das ciências da natureza tal como se conhece hoje.
2 OS PRIMÓRDIOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS
Ao se falar em primórdios da ciência, inevitavelmente, vem à nossa mente a dúvida acerca do período em que ela surgiu. Todavia,