Tranformaçao, cisao, fusao...
O uso de drogas é um fenômeno mundial e acompanha a humanidade desde as primeiras civilizações. Hoje, apesar de variar de região para região. Entretanto, nas ultimas décadas, a tendência para o uso de drogas, especialmente entre os jovens, tem vindo a acentuar-se, merecendo maior atenção por parte das autoridades e da sociedade em geral. Este trabalho foi desenvolvido por parte dos alunos do curso de direito com o intuito de alertar quanto ao uso de drogas ilícitas, seus malefícios para a sociedade e para o próprio usuário de entorpecentes. O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. O processo de pesquisa tem por objetivo explanar as informações referentes ao número de usuários destas drogas no estado de Sergipe, bem como as explicações necessárias para clarear as idéias e as duvidas que possam surgir, referentes a todos os temas tratados no corpo do trabalho. Portanto, faz-se necessário uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
Tema: A propagação e uso das drogas ilícitas no estado de Sergipe dos anos 2005 a 2010.
Problema: pode-se afirmar que o aumento de usuários de drogas é decorrente da falta de educação da população sergipana?
Objetivo: estudar os dados relativos ao consumo de drogas no estado de Sergipe, além de informações a respeito de apreensões realizadas pela policia e descobrir como este consumo está transformando o perfil dos habitantes do estado.
Objetivo específico: levantar dados referentes ao uso de drogas ilícitas e mostrar os danos causados pelo uso de drogas.
Justificativa: o tema foi escolhido para esclarecer a sociedade algumas