o homem e a cidadania,
No âmbito da disciplina de Sociologia, foi nos proposto um trabalho que realçasse as categorias e temas das realidades social contemporâneas a que diz respeito : ao homem e a cidadania e as instituições e a cidadania.
Realçando que ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem-estar e desenvolvimento da nação.
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
O HOMEM E A CIDADANIA
Em breves palavras, cidadania é a qualidade de ser cidadão, é o “status” que o sujeito recebe ao praticar atos de cidadão. Já cidadão desdobra-se em dois sentidos, porém, o mais utilizado é aquele em que o sujeito não só está em pleno gozo dos seus direitos políticos, mas encontra-se como titular de direitos e obrigações. O outro, de natureza restrita, se resume a mera posse de direitos políticos.
Cidadão, derivada da palavra cidade, esta advinda do vocábulo civitas (latino), “ não indica somente a qualidade daquele que habita a cidade, mas, mostrando a efetividade dessa residência, o direito político que lhe é conferido, para que possa participar da vida política do país em que reside”.Correlaciona-se com o grego na palavra politikos , que quer dizer, aquele que habita na cidade.
A título exemplificativo, cidadania foi utilizada na Roma Antiga para indicar a situação política de uma pessoa e na sociedade grega era o direito da