Filosofia da educação
A escola além de repassar conhecimento,hoje em dia tem a finalidade de atuar como objeto de estudo e reflexão.
Mesmo que a família ,comunidade , tenham um papel importante dentro da área educacional,é cobrado da escola o papel maior de responsabilidade para educar e instruir.
O que se ensinava antigamente era um estudo baseado no metodologia tradicional, e devido ao crescimento escolar houve a necessidade de novas práticas, de mediar esssas novas aprendizagens.
E que o processo de aprendizagem deve ser realizado envolvendo as práticas sociais e políticas,para que se faça um trabalho de qualidade,participando todos dessa nova metodologia.
A escola apresenta dificuldades em lidar com a função de educar, pois não consegue acompanhar a evoluçao do mun do globalizado, pois o que se aprendia antes já não garante transmitir e assimilar condutas de como conviver em sociedade.
A escola deve se atualizar e não repetir os mesmos erros do passado,propor uma transformação na qual o foco seja ensinar e formar cidadão crítico e autônomo.
Com o passar do tempo foi ganhando outras dimensões e se modificando no seu contexto escolar , daí a necessidade de uma nova prática educacional.
O educador é visto como orientador profissional , deve ser mediador, interagir com o educando, fazendo com que ele des cubra novos caminhos e adquira conhecimento para que consiga trilhar caminhos seguros na sua escolha profissional .
Antes o conhecimento adquirido e acumulado era direcionado para o próprio proveito, a sociedade se valia apenas de prote ger os seus interesses, conforme mostra a História do mundo, que o acesso à escola era de preferência só para a elite.Desta forma, as pessoas continuavam alienadas e submetidas à classe dominante.
Daí o surgimento de várias tendências pedagógicas afim de que se realize uma proposta pedagógica de qualidade na qual todos aprendam.
E de acordo com algumas