Filosofia e filosofia da educação
FICHAMENTO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Rachel Baesso D’Urbano Matrícula - 112953-5
1 Semestre Pedagogia
Fundamento da Educação-
Fichamento Texto 1 - ARANHA, Maria Lúcia. Filosofia da Educação - Capítulo 1 “Filosofia e Filosofia da Educação” - (página 17-29) S.P. Moderna, 2003.
INTRODUÇÃO
Neste fichamento teremos uma breve apresentação da reflexão filosófica na área da educação. A filosofia auxilia o pedagogo ao seu dia dia.
1- DIFERENTES OLHARES
Podemos dizer que a filosofia é uma característica humana, e até um estilo de vida visto de diferentes perspectivas: do mito, da religião, do senso comum, da ciência, sendo todas significativas em nosso cotidiano.
O MITO
O mito é uma forma de explicar uma ação sem uma apresentação científica como a religião, as tradições culturais, o folclore. É importante diferenciar mitos destrutivos como o da “raça pura” (nazismo), dos mitos oferecidos pelas literatura, ideais políticos que embalam nossos sonhos.
O SENSO COMUM
É o conhecimento transferido de geração para geração, e que com o passar do tempo, vai se modificando através de novos acontecimentos do cotidiano em sociedade, transformando-se em bom senso.
A CIÊNCIA A ciência é de extrema importância para a sociedade. É um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, esse conhecimento tem que ser documentado para assim formar teorias e leis gerais, porém, não devemos esquecer como cita a autora em seu texto “O conhecimento científico é apenas uma maneira de compreensão da realidade”. E essa compreensão se dá também pelas crenças, emoções, afetividade etc.
A ARTE
A arte assim como o mito não recorre a conceitos logicamente organizados, ela trabalha com o entendimento intuitivo do mundo, com o sentimento, a imaginação, através de objetos concretos. A imaginação por sua vez torna o ser humano mais criativo.
A