Cenário econômico e perspectivas de inflação 2012
Segundo a ata, os preços do grupo de alimentos e bebidas subiram 0,91% em julho (ante -0,34% em julho de 2011) e os preços de serviços subiram 0,79% em julho e 0,52% em junho. O grupo de alimentos e bebidas foi impactado por fatores climáticos no Brasil e no exterior. A grande influência recente foi o aumento dos preços dos produtos agropecuários. A variação foi de 6,23% só em agosto, e 12,42% no ano devido ao choque de ofertas, em especial de grãos.
a. Segundo a ata, qual a tendência da inflação para 2012?
Segundo a ata, desde a última reunião, o cenário mudou, principalmente devido aos impactos externos na economia brasileira, e as projeções coletadas pelo Gerin elevaram-se de 4,85% para 5,19%, e se posicionam acima do valor central da meta. 1. Acesse o último Relatório de Estabilidade Financeira e responda: b. Qual a situação e perspectiva econômica e financeira para o Brasil?
O elevado nível de incerteza no cenário econômico internacional influenciou as expectativas dos agentes ao longo do primeiro semestre de 2012, que acabou gerando efeitos, ainda que limitados, sobre o mercado fi nanceiro nacional. A relativa melhoria dos mercados globais, a expansão da liquidez internacional e a maior propensão dos investidores ao risco no primeiro trimestre infl uenciaram positivamente vários indicadores domésticos – o mercado bursátil apresentou valorização, os indicadores de risco-país declinaram, o real apreciou e a volatilidade no mercado doméstico de taxas de juros diminuiu. A partir de abril, contudo, as incertezas voltaram a aumentar em função da piora do cenário internacional, notadamente na Área do Euro.
Ainda no que concerne à condução da política monetária, a desaceleração da atividade nas economias maduras e nas principais economias emergentes manteve um viés desinflacionário para a contribuição do setor externo. No cenário