Ambiente de negocios
Você não precisa ser um economista para entender um pouco melhor o cenário econômico brasileiro. Neste artigo vou explicar algumas coisas que irão ajuda-lo a entender o que está acontecendo na economia e quais as perspectivas para o cenário econômico futuro.
Ao contrário do que pode parecer para muita gente, a economia não é um bicho de sete cabeças. Como explicado pelo economista-chefe da Órama Investimentos, Álvaro Bandeira, no eBook sobre os “Cenários Econômicos do Brasil”, existem algumas variáveis fundamentais para entendermos o que está acontecendo e definirmos quais os rumos futuros que a economia brasileira poderá seguir.
Estas variáveis são:
1. Inflação
2. Taxa de Juros
3. Câmbio
4. Produção Industrial e Nível de Emprego
5. Contas Externas
Vamos entender cada uma destas variáveis, como elas atuam sobre a economia e, como exemplo prático, vamos utilizar a análise realizada por Álvaro Bandeira:
5 importantes variáveis no cenário econômico
1. Inflação
Atualmente esta é a variável central na economia brasileira, uma vez que toda a política monetária (nível da taxa de juros) está orientada sobre ela.
Já expliquei em um outro artigo a relação entre inflação e taxa de juros. Desta vez vou me deter na importância de acompanhar os movimentos da inflação para entender os possíveis caminhos da economia.
Como o Banco Central define a taxa de juros quase que exclusivamente com base no nível da inflação, acompanhar a inflação nos permite saber se o juros têm maior probabilidade de aumentar ou diminuir.
Além disso, a inflação é primeiramente um indicador de aquecimento da economia, de modo que uma alta da inflação aponta que a economia está produzindo além do potencial permitido por sua capacidade produtiva (infraestrutura, mão de obra, etc), variáveis que falaremos mais adiante.
Inflação na prática:
Álvaro Bandeira explica no eBook cenários econômicos do Brasil, que o Banco Central teve que aumentar a