Filosofia da educação
Introdução às Ciências da Educação
Filosofia da Educação
Trabalho realizado por:
Índice
Apresentação da área de estudo da Filosofia da Educação
Autores significativos - João Boavida; - Adalberto Dias de Carvalho; - Alberto Filipe Araújo; - José Ribeiro Dias; - Manuel Ferreira Patrício.
Temas recorrentes - Epistemologia das Ciências da Educação;
- Axiologia Educacional; - Antropologia Educacional; - Pensamento Educacional Português.
Questões atuais em debate - Identidade, diversidade e multiculturalismo;
- Educação para a Cidadania;
- Ética e Deontologia na Educação e no Ensino;
- Ensino da Filosofia a crianças;
- Educação e Imaginário;
- Educação para a morte.
Bibliografia e Webgrafia
Apresentação da área de estudo da Filosofia da Educação
A filosofia reflete sobre certas questões, procura argumentos lógicos com objetivos de fundamentar determinadas teses e clarificar determinadas crenças e conceitos. Dentre alguns de seus ramos como a realidade metafísica; lógica, epistemologia, antropologia, ética, estética, política. Procura tirar conclusões práticas para a Educação.
A Filosofia da Educação é um ramo do pensamento filosófico que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O objetivo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade. Torna claro as problemáticas, procura as condições da possibilidade de educar. Quer entender a natureza, os meios que englobam a Educação, sua complexidade e assim afirmar um certo número de princípios orientadores.
“A análise filosófica dá à ação educativa uma dimensão que as outras Ciências da Educação não podem oferecer, mas que uma perspetiva mais ampla e profunda da Educação não pode dispensar. Certamente que a Filosofia não é uma ciência, mas