Ensaios de compressão, de tração por compressão diametral e de tração na flexão
Introdução Na aula do dia 30/07, foram realizados os seguintes ensaios: resistência à compressão, de tração por compressão diametral e de tração na flexão. Para os dois primeiros, foram usados corpo-de-prova cilíndricos moldados adequadamente e para o terceiro, foi usado um corpo-de-prova prismático também com as dimensões adequadas. Abaixo cada ensaio é descrito separadamente.
Resistência à tração por compressão diametral
Esse ensaio foi desenvolvido pelo professor brasileiro Fernando Luiz Lobo Carneiro e tem o objetivo de fornecer o valor da resistência à tração de corpos-de-prova cilíndricos de concreto com medidas padronizadas com relação comprimento/diâmetro entre 1 e 2.
Normas
O ensaio se baseia na NBR 7222 Concreto e argamassa — Determinação da resistência à tração por compressão diametral de corpos de prova cilíndricos. Essa Norma apresenta como documentos complementares as NBR 5738,NBR 5739, NBR 7215 E NBR 10024.
Materiais utilizados
-Corpo-de-prova cilíndrico com 10 cm de diâmetro e 20 cm de altura
-Prensa para compressão
Ensaio
Para a realização do ensaio, o corpo de prova cilíndrico com 10 cm de diâmetro e 20 cm de é deixado em repouso ao longo de uma geratriz sobre o prato da maquina de compressão. Logo após, deve-se centralizar e alinhar o corpo de prova no dispositivo de compressão diametral, colocando ripas de madeira nas faces de contato entre eles. A carga é aplicada continuamente, sem choque, e a válvula girada no sentido horário e estacionada na posição 5 até a ruptura do corpo-de-prova.
Resultados
A carga máxima obtida no ensaio foi F=8,83 tf. Substituindo esse valor na fórmula abaixo, obtemos:
Ft= 2F/3,14*D*L
Ft= 2*8,83*10000/3,14*(100)*(200)
Ft=2,81MPa
Ensaio de resistência à tração na flexão
Para a realização deste ensaio, um corpo-de-prova de seção prismática é submetido à flexão, com carregamentos em duas seções simétricas, até à