filosofia da educação
PODEMOS OLHAR O MUNDO E A NÓS MESMO DE DIVERSAS PERSPECTIVAS: DO MITO, DA RELIGIÃO, DO SENSO COMUM, DA CIÊNCIA DA ARTE E DA FILOSOFIA. NO ENTANTO CONFORME A ÉPOCA OU LUGAR, POR HAVER VARIAÇÃO DA ÊNFASE QUE SE DÁ A ALGUMA DESSAS ABORDAGENS.
O MITO
O MITO É UM TIPO DE COMPREENSÃO INTUITIVA DA REALIDADE. ENTENDEMOS POR INTUIÇÃO UM CONHECIMENTO IMEDIATO, QUE DISPENSA ARGUMENTOS E FUNDAMENTAÇÕES. BASTÃO AS CRENÇAS, SEM QUE SE EXIJA DAQUELES QUE CRÊ A COMPREENSÃO PLENAS DOS MISTÉRIOS: ESTES SÃO ACEITOS SEM DISCUSSÃO, TRANSMITIDOS PELA TRADIÇÃO CULTURAL, MUITAS VEZES COM FORTE APELO AO SOBRE NATURAL, ISTO É A ORIGEM DIVINA DOS FENÔMENOS. A MEDIDA QUE O MITO DEIXA DE SER UMA COMPREENSÃO ABRANGENTE DO REAL, O CONHECIMENTO SE SECULARIZA, ISTO É, TORNA-SE PREDOMINANTEMENTE PROFANO, "DO MUNDO", CABERÁ PORÉM, A CADA UM DE NÓS DISTINGUIR OS MITOS QUE SÃO DESTRUTIVOS DAQUELES OUTROS QUE SE EMBALAM NOSSOS SONHOS E QUE NOS SÃO OFERECIDOS PELA RELIGIÃO, PELA LEITURA, PELOS IDEAIS POLÍTICOS E QUE MOBILIZAM NOSSAS CONVICÇÕES MAIS EXTINTAS.
SENSO COMUM
CHAMAMOS DE SENSO COMUM O CONHECIMENTO HERDADO POR UM GRUPO SOCIAL, CUJAS EXPERIÊNCIAS FECUNDAS CONTINUAM SENDO LEVADAS A EFEITO PELOS INDIVÍDUOS DA COMUNIDADE. O SENSO COMUM É FRAGMENTÁRIO, DIFUSO,AMETÓDICO E ASSISTEMÁTICO E COMO TAL, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, O QUE É HERDADO NÃO É QUESTIONADO.
A CIÊNCIA
A CIÊNCIA É UMA CONQUISTA RELATIVAMENTE RECENTE DA HUMANIDADE. SURGI O NO SÉCULO XVII, QUANDO GALILEU ESTABELECEU AS BASES DE UM REVOLUCIONÁRIO MÉTODO CIENTIFICO QUE TRANSFORMOU A FÍSICA E A ASTRONOMIA VIR GENTE DESDE A ANTIGUIDADE GREGA EM