Ética e Bioética
2. O que você entende pela seguinte afirmação: “Se por vezes, não podemos escolher o que nos acontece, podemos escolher o que fazer diante da situação que nos é apresentada”. Faça o seu comentário.
Às vezes acontece algo conosco que não queremos e não esperamos que aconteça; mas se acontecer, temos a oportunidade de escolher com inteligência a melhor forma para resolver a situação.
3. Qual a importância do CONSENTIMENTO ESCLARECIDO?
É fundamental para que o paciente possa consentir ou recusar as medidas ou procedimentos propostos. A pessoa autônoma tem o direito de consentir ou recusar o que lhe é proposto, tanto para atos de caráter preventivo quanto para ações curativas, que afetam ou venham a afetar sua integridade físico-psíquica ou social.
4. Como deve ser o CONSENTIMENTO ESCLARECIDO?
O consentimento deve ser:
Livre
Esclarecido
Renovável
Revogável
5. Como é feito o consentimento esclarecido em situações de emergências?
Nas situações de emergência aceita-se a noção da existência de consentimento presumido ou implícito, pelo qual supõe-se que a pessoa, se estivesse de posse de sua real autonomia e capacidade, seria favorável à intervenção na tentativa de resolver causas e/ou consequências de suas condições de saúde.
6. A verdade deve ser informada a um cliente?
Sim. É direito do paciente saber o que está acontecendo com ele, o que realmente tem. Porém acredito que esta notícia seja dada por uma pessoa competente, que saiba dar a notícia da melhor forma possível.
7. O que é o PRONTUÁRIO?
Consiste em um conjunto de documentos padronizados e ordenados, proveniente de várias fontes destinados ao registro dos cuidados profissionais prestados ao paciente.
8. Qual a importância do prontuário no meio hospitalar ou em saúde coletiva?
O prontuário é