Ética e Bioética
Os progressos biotecnológicos e a crescente tecnicalização da própria enfermagem, obrigaram a repensar a função primordial do enfermeiro e suas competências, a intensificação da consciência dos direitos individuais que assistem a todas as pessoas, nomeadamente o da autonomia, levando a reconsiderar a natureza das relações interpessoais com as pessoas doentes. Portanto, a ética e bioética permite que tais profissionais exerçam com competência suas responsabilidades diante dos desafios que se apresentam. A ética é um atributo da consciência e formador de caráter que possibilita a reflexão no que tange aos valores morais e aos conhecimentos em relação à profissão, constituindo-se de subsídio fundamental para a tomada de decisões de ordem ética e relacionadas às questões cotidianas de ordem técnica, científica e social. E a bioética permite a reflexão sobre valores e princípios e as contingências de ordem pessoal, profissional e institucional.
2- Qual a necessidade de ter fundamentos éticos e morais para a prática de enfermagem?
Para pautar toda a ação do enfermeiro, auxiliando-o no discernimento e nas escolhas. Diante de contingências cotidianas, com base nos valores profissionais e na consciência dos direitos e deveres profissionais e da percepção da realidade que vivencia, o enfermeiro é capaz de agir e decidir como e quando fazer algo. Seu processo decisório não se limita às normas dos códigos de conduta profissional, sendo ele capaz de refletir de forma responsável e consciente, optando com liberdade sobre qual a melhor possibilidade de ação.
3- Quais os fundamentos éticos e morais na prática de enfermagem?
Consciência, liberdade, valores, responsabilidades.
4- Defina e explique Ética, Moral e Direito:
Ética: São regras, princípios ou código de conduta para determinar o curso certa da ação; é o estudo mais formal, sistemático, de crenças morais. Então, a ética é entendida