ética e bioética
Problemas gerais e fundamentais: liberdade, consciência, bem valor, lei, etc.
Problemas específicos de aplicação concreta: ética profissional, ética política, ética sexual, ética matrimonial, bioética
Função descritiva da ética: conhecer, apoiando-se em estudos de antropologia, cultura e sociedade, costumes das diferentes épocas e dos diferentes lugares. Ética como uma valorização da vida: Ela consiste precisamente em denunciar tudo o que nos separa da vida, todos esses valores transcendentes que se orientam contra a vida.
Bioética
forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que é tão desesperadamente necessária: conhecimento biológico e valores humanos. Inclui, além das questões biomédicas, temas como o respeito ao meio ambiente ao próprio ecossistema.
um saber que objetiva a sobrevivência humana num contexto em que a vida está ameaçada por diversos fatores
Desrespeito à vida humana
Degradação do meio ambiente
Depreciação da própria vida humana Reflexão de caráter transdisciplinar focada na vida ligada aos grandes avanços da tecnologia, das ciências biomédicas e do cuidado à saúde.
Bioética nova ciência ética que combina humildade, responsabilidade e competência interdisciplinar, intercultural, que potencializa o senso de humanidade. Pluralismo moral: base da bioética. Capacidade de estranhos conviverem pacificamente a partir do referencial da tolerância. Legitimidade das tomadas de decisão frente a conflitos éticos em detrimento de decisões ancoradas em absolutos(?). bioética: como “ética prática” ou “aplicada” aplicações: Tecnologias reprodutivas , Transplantes de órgãos e tecidos humanos , Terapias gênicas