filosofia da educação
Curso: Pedagogia EaD
Semestre: 3º
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares NOTA: 0,0 a 2,5
Professora MSc. Lucia Eugenia Pittas Martini
Acadêmico (a): RGM:
Atividades da Aula 03
3.1 Escreva entre parênteses ( V ) Verdadeira ou ( F ) Falsa conforme considerar cada afirmativa. Cada resposta correta vale 0,1. Total: 0,0 a 0,7
Há séculos, estudiosos vem pesquisando a influência do lúdico no desenvolvimento da criança e os resultados comprovam que a brincadeira favorece o desenvolvimento de diferentes aspectos: afetivos, cognitivos, linguístico, moral, social e psicomotor.
( )
Segundo Vygotsky, o homem é o sujeito da construção do seu conhecimento, portanto, a criança deve ter participação ativa em seu processo de desenvolvimento, realizando ações sobre o meio em que vive.
( )
Froebel afirmou, dentre suas concepções educacionais, que na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial. Também enfatizou o uso de brinquedos, de atividades lúdicas, materiais concretos e o contato da criança com a natureza.
( )
A brincadeira, segundo Piaget, favorece o contato com outros parceiros, contato esse que influi na construção dos processos psicológicos superiores (percepção, memorização, atenção, pensamento e imaginação), ampliando a ZDP.
( )
A criança é um ser indivisível, seus muitos aspectos evoluem interligados, somente para facilitar os estudos é que separamos os diferentes aspectos do seu desenvolvimento.
( )
O desenvolvimento da linguagem é considerado como facilitador e pré-requisito para o desenvolvimento cognitivo, físico e lógico-matemático, que dependem da capacidade da criança nomear características e qualidades dos objetos.
( )
Brincando a criança amplia sua integração social, iniciada na família e depois complementada na creche e na escola. O professor é o mediador desse processo, quando oportuniza