A Importância dos SIG no gerenciamento da SCM
Aluna: Juliana Pedro de Almeida
Matricula: 0822054-9
Fortaleza, 12 de Setembro de 2013.
Introdução
Na atualidade o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pelos sistemas de informação.
Os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios.
Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagem, sem a utilização dessas ferramentas. Estes fatos abrem lacunas para que os novos gestores, com novas visões busquem o aperfeiçoamento contínuo para suas empresas.
O desenvolvimento e a crescente evolução das organizações é fruto da evolução do conhecimento e da informação.
As transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação afetaram significativamente a sociedade. Para acompanhar essas transformações, tanto as pessoas quanto as organizações têm procurado formas mais rápidas para se inserir nesse modelo atual de mercado.
Esse modelo é chamado ‘Era da informação’, a qual é necessária ter em mente a tecnologia de informação e os sistemas de informação como grandes precursores e responsáveis pelo valor adicional às tomadas de decisões.
Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a importância do sistema de informação no gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM), como estratégia de vantagens competitivas realizadas pelas organizações modernas.
Desenvolvimento
Segundo Figueiredo e Arkader (1998), o conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística Integrada. Enquanto a Logística Integrada representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a