Filosofia da Educação
Relatório de pesquisa, contendo:
Principais definições de “filosofia da educação”;
Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo (tomar um exemplo em cada período histórico);
Apresentar a importância da filosofia da educação para o estudante de pedagogia, hoje;
Conclusão;
Referências utilizadas.
Principais definições de “filosofia da educação”;
- A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise dos sistemas educativos, sistematização do métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.
- Outros vêem a grande riqueza do pensamento humano, que, para cada problema que lhe é proposto, é capaz de imaginar uma variedade de soluções, todas elas, em maior ou menor grau, razoáveis e dignas de consideração, e todas elas contribuindo, de uma maneira ou de outra, para a compreensão mais ampla e profunda dos problemas com que se depara o ser humano.
Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo (tomar um exemplo em cada período histórico);
No período em que se estudavam os mitos, suas origens, desenvolvimento e significado existiam várias formas de tornar compreensíveis o surgimento de todas as coisas. Houve um momento em que tais explicações deixaram de ser suficientes para levar as pessoas, seja por meio da razão ou de provas incontestáveis, a acreditarem em tais explicações. Surgiu então a filosofia, uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza, pois a mitologia – ciência que estudava os mitos – já não conseguia mais dar conta de explicar fatos que nem mesmo ela, com toda sua sabedoria, conseguia compreender. Apesar das contradições da mitologia, a filosofia nasceu fortalecida