Jogos de Negócios
Seleção de pessoas para trabalhar em uma determinada empresa.
Tarefa para os candidatos: Simular empresas no qual os candidatos mostram como se comportam com determinadas situações dadas. Contam pontos as decisões sobre contratação de pessoas, custos, preços, matéria-prima e ações de responsabilidade social entre outros elementos do dia-a-dia empresarial.
Jogos Probabilísticos - que admitem variações no mecanismo de decisão-resultado, tipo simulação encenada (como se produz num role-playing).
Role - Playing- Também denominado jogo com papéis ou do desempenho de papéis, por meio dos quais encena-se uma situação passada ou futura, objetivando, pela vivência, aprender sobre erros cometidos ou sobre a sua prevenção.
Jogos de Comportamento - São aqueles cujo tema central permite que se trabalhem temas voltados às habilidades comportamentais. Neles o facilitador enfatiza as questões tais como cooperação, relacionamento inter e intragrupal, flexibilidade, cortesia, afetividade, confiança e autoconfiança, dentre outras. Os jogos de comportamento são aqueles que compõem os programas de Desenvolvimento Pessoal.
Escolhi pelo que já vivenciei em minhas experiências profissionais.
Qualquer jogo de treinamento que provoque ou envolva o contexto grupal é praticado aproveitando a dinâmica do grupo. Por meio deles, as pessoas exercitam habilidades necessárias ao seu desempenho integral e, dentre eles, autodisciplina, sociabilidade, afetividade, valores morais espírito de equipe e bom senso. 2-
Objetivos:
Estimular o espírito empreendedor nos candidatos;
Desenvolver a capacitação gerencial em pequenos e médios negócios;
Possibilitar aos participantes uma experiência real na gerência de uma empresa simulada;
Desenvolver habilidades para trabalhar em equipe;
Difundir conceitos sobre ética, associativismo e competitividade.
A Aprendizagem vivencial ocorre quando uma pessoa se envolve numa atividade, analisa-a criticamente, extrai algum “insight” útil