FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
1. Explique qual é a importância do dialogo filosófico com a educação e por que a filosofia deve realizar esse papel.
É importante este dialogo para reencontrá-la, questiona-la, fecundá-la ou interpenetar-se com ela. Porque gera um debate critico e reflexivo, onde espera-se do questionamento filosófico que seja radical, vital e total. Sendo radical, ele visa à raiz, aos fundamentos. Trata-se de resgatar a essência da educação, além de questionar seu sentido, seu valor, suas condições e possibilidades e seus limites.
2. Estabeleça a diferença entre a educação das sociedades ágrafas e a das sociedades letradas?
As sociedades ágrafas apresentam apenas a educação informal, um misto de transmissão dos valores e habilidades requeridas para a vida em uma sociedade pequena e homogênea e a das sociedades letradas é a arte de ler e escrever não era ligada estritamente a educação ficava a cargo de escribas, especificamente preparadas para tais funções.
3. Descreva os idéias Gregos da antiguidade, estabelecendo a diferença entre a educação espartana e a ateniense e, em seguida, reflita até que ponto os Gregos conseguiram realizá-los
As idéias começaram por perguntar-se o que é o homem. Para os espartanos o homem devia ser antes de tudo o resultado de seu culto ao corpo. Devia ser forte, desenvolvido em todos os seus sentidos. Já os atenienses, a virtude principal de um homem devia ser a luta por sua liberdade, precisava ser racional, falar bem, defender seus direitos.
4. “O mundo Grego foi muito rico em tendências pedagógicas”. Associe corretamente:
(1) Pitágoras
( 3 ) Foi o primeiro a pensar na educação da mulher, embora restrita aos conhecimentos caseiros e de interesse do esposo.
(2) Sócrates
( 2 ) Centrava o ato educativo não tanto na reflexão, mas na linguagem e na retórica.
(3) Xenofontes
( 1 ) Pretendia realizar na vida humana a ordem que se via no universo, a harmonia que a matemática demostrava.