DESE QUILIBRIOS ANBIENTAIS

1776 palavras 8 páginas
Desequilíbrio em ecossistemas

A interferência do homem
O homem tem produzido os mais variados desequilíbrios ambientais: poluição atmosférica, visual, sonora, radiativa, térmica, aquática; aumento da temperatura global; destruição da camada de ozônio; desmatamentos; ocupação inadequada do solo; crescimento populacional desordenado; agrotóxicos; desperdício de recursos hídricos; produção de imensas quantidades de lixo; destruição da biodiversidade, inversão térmica, chuvas ácidas e etc.
Muitos recursos naturais estão se esgotando e os resíduos produzidos pela atividade humana acumulam-se no ambiente, degradando-o seriamente.
O grande desafio da humanidade, no século XXI, é modificar o antigo conceito desenvolvimentista de progresso, isto é, de aumento da qualidade de vida sem levar em conta os limites da capacidade de suporte do ambiente em que a espécie humana se insere.
Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável deve haver o reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
Inversão térmica
É um processo caracterizado pela presença de uma massa de ar quente onde normalmente a atmosfera é fria. O ar frio desce que ao se aquecer, volta a subir. O movimento ascendente e descendente de ar denomina-se corrente de convecção.No inverno, pela manhã forma-se uma inversão térmica, com uma camada de ar quente sobre outra de ar frio, impedindo a dispersão do ar frio das camadas inferiores, nas quais os poluentes estão sendo produzidos.
Poluição Atmosférica
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela

Relacionados