filosofia da educaçao
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS (CCH)
CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA
ISABEL SILVA DE ARAUJO
TRABALHO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
SÃO LUIS-MA
2014
ISABEL SILVA DE ARAUJO
TRABALHO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado a disciplina de Filosofia da Educação, entregue ao professor Marcos Muniz, para a obtenção de nota, do curso de Filosofia, da Universidade Federal do Maranhão, CAMPUS-BAGANGA.
SÃO LUIS-MA
2014
QUESTÕES
1-) Porque as escolas da Pedagogia Tradicional, Tecnicista e Escola Nova, foram denominadas ou consideradas Não-Criticas? Essas teorias do primeiro grupo de Teorias Educacionais entendem a educação como um instrumento de equalização social. A mesma concebe a sociedade como harmoniosa, tendendo a integração de seus membros, que estão a margem da sociedade, onde a educação é um instrumento de correção. Tomando como critério de criticidade, elas são chamadas Não-Críticas, já que encaram educação como autônoma e buscam compreende-la a partir dela mesma.
2-) Porque as teorias sociológicas foram chamadas de Crítico-Reprodutivas? Porque elas se empenham em compreender a educação remetendo-a sempre a seus condicionais objetivos, aos determinantes sociais, que entendem que a função básica da educação é a reprodução da sociedade. Essa teoria postula que não é possível compreender a educação senão a partir dos seus condicionantes sociais, há uma dependência da educação em relação a sociedade, onde ela se torna cada vez mais discriminadora e repressiva.
3-) Montar perfil de cada teoria sociológica.
TEORIA DO SISTEMA DE ENSINO ENQUANTO VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. Esta teoria esta desenvolvida na obra de P. Bourdieu e J.C. Passeron de 1975, A Reprodução. A obra constitui mais do que uma sociologia da educação, é uma sócio-logica da educação, onde não se trata da educação como fator social,