filosofia da educacao
O livro é constituído de três partes, cada uma delas sob a responsabilidade de um autor, dos textos: Filosofia da educação: Reflexões e debates de Ivanilde Apoluceno de Oliveira, dividido por capítulos II, III e IV do livro, Filosofia da educação: Pressupostos e concepções de educação.
O capitulo II a autora apresenta três subtemas: Os pressupostos da educação, os filosófico-antropológicos e o gnosiológicos e as concepções filosóficas, sociais e educacionais de Platão, Rousseau, Marx e Gramsci. Nos pressupostos filosófico-antropológicos a autora faz as citações das concepções de ser humano dos gregos, cristãos, renascentista, liberal, marxiana e contemporânea. Nos pressupostos e gnosiológicos da educação a autora divide o tema em quatro subtemas: Conceituação, a questão filosófica: O que é conhecimento? A descrição do fenômeno do conhecimento humano e os problemas do conhecimento. No último tópico a autora faz uma análise das concepções filosóficas, sociais e educacionais de Platão, Rousseau, Marx e Gramsci. O capitulo III a autora apresenta os três tendências filosófico-políticas para compreender a Educação Brasileira, com subtemas: a formação do pensamento educacional, tendências pedagógicas na educação e educação neoliberal. Neste tópico a autora propõe a ideia de Saviani e Cury, Gadotti, Marx, Gramsci e Platão. E ultimo capitulo IV com tema reflexões e debates filosófico-educacionais: o discurso ideológico na educação, o que é ideologia? A natureza do processo ideológico, saberes, imaginários e representações na educação de Marx, Gramsci e Saviani.
Existem três tendências filosófico-políticas para compreender a Educação, que se constituíram ao longo da prática educacional. Estas tendências podem ser compreendidas a partir dos seguintes conceitos: educação como redenção; educação como reprodutora; e educação como um meio de transformação da sociedade.
A tendência redentora concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e