Fichamento A ideia de um Contrato Social
RACHELS, James. A ideia de um contrato social. In: Os elementos da filosofia moral. São Paulo: Manole, 2006. Cap nº11, pg. 143-161.
Ideias Centrais
- Teorias morais do Contrato Social
- Vantagens do Contrato Social
- Objeções ao Contrato Social
A teoria Hobbesiana No início do capítulo, o autor nos mostra a teoria de Thomas Hobbes, o qual entende por moralidade, o conjunto de regras necessárias para adquirirmos benefícios na vida em sociedade. Para a justificação de tais regras, o filósofo inglês nos oferece pensar em uma situação onde não houvesse leis ou instituições, em que cada indivíduo estivesse livre para fazer o que bem entendesse para alcançar seus objetivos, denominada por estado de natureza. Hobbes prova que esse estado seria horrível não porquê as pessoas sejam ruins, mas isso deve-se a quatro elementos da condição humana, a saber:
1) O fato da igualdade de necessidades: cada indivíduo necessita das mesmas condições básicas para a sobrevivência.
2) O fato da escassez: os recursos da natureza, embora haja alguns em abundância, para que todos possam sobreviver, trabalha-se fortemente em busca de sobrevivência, e ainda assim corre-se o risco de não haver recursos para suprir a necessidade de todos.
3) A igualdade do poder humano: ainda que hajam diferenças de humano para humano, mesmo que o mais forte, ou o mais inteligente atinja o poder por meio de suas vantagens, eles ainda podem ser derrubados por outros, que por exemplo, ajam em conjunto.
4) O altruísmo limitado: mesmo que as pessoas não sejam totalmente egoístas, é fato de que elas se preocupam muito consigo, e é inevitável colocar nosso autointeresse de lado quando se entra em algum conflito.
Ou seja, Hobbes nos mostra que as pessoas estariam em competição, por recursos ou por poder, e que assim se estabeleceria um estado de guerra de todos contra todos. A resposta para esse problema, seria encontrar um meio de que as pessoas cooperassem umas com as outras, mas para isso devem