Arteterapia fundamentos texto
A arteterapia é um processo de intervenção terapêutica que utiliza meios artísticos como a dança, pintura, teatro música, etc.
A arteterapia foi utilizada no atendimento terapêutico ocupacional de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem e/ou atraso no desenvolvimento global.
Propõe-se a arteterapia como recurso preventivo no ensino infantil, sendo esta uma etapa crucial para a construção da identidade do indivíduo e tendo a escola um papel importante na formação de valores e princípios que irão seguir por toda a vida destes sujeitos.
O processo arteterapêutico ocorre em ateliê num primeiro momento através do contato com o material escolhido e/ou proposto, na tentativa de chamar a atenção do sujeito para a atividade a ser realizada.
A escolha do uso de materiais no processo arteterapêutico é muito importante, pois cada material pode desencadear sentimentos e sensações diversas que contribuirão para esta vivência de aprendizagem.
O material artístico permite que a criança construa e reconstrua o seu mundo, e assim suas próprias hipóteses sobre a realidade que a cerca.
A diversidade de textura nos materiais artísticos facilitam o desenvolvimento e/ou exploração a nível das sensações táteis. Materiais que proporcionem criações com formas ambíguas, como a pintura com esponja auxiliam na percepção simbólica.
Na arte-terapia também é possível trabalhar o egocentrismo existente nesta idade, onde a criança considera-se o centro do mundo e é incapaz de considerar as ideias do outro. O espaço em comum divide-se naturalmente e a atividade que seria em grupo torna-se individual, como por exemplo, quando proposto que fosse feito um desenho num único painel numa folha de papel, cada criança escolheu um canto do papel e fez o seu desenho individualmente sem considerar o trabalho do outro como parte do seu.
Em um outro momento foi pedido que cada um desenhasse uma mandala e depois foi pedido que transformassem essa mandala em uma só mandala, colocando todas