Microambiente Concorrentes
José Roberto Neto Cód. 814.265
Andrey Tavares Cód. 815.799
Guilherme Ramos Cód. 816.225
Eduardo Silva Cód. 816.410
Análise de Microambiente - Concorrentes
1. Concorrentes no Brasil
1.1. Concorrência direta
Segundo a pesquisa realizada em julho de 2015, 2000 domicílios em grandes cidades brasileiras, referente à perspectiva de intenção de brasileiros de viajar num horizonte de seis meses, revela que 22,6% dos entrevistados pretendem viajar nos próximos seis meses.
Dos 22,6% que pretendem viajar, 73,3% pretendem visitar destinos turísticos nacionais, 22,2% irão optar por destinos internacionais e 4,5% ainda não decidiram se irão viajar pelo Brasil ou para o exterior.
Dos que pretendem viajar pelo país, 43,5% vão para o nordeste; 29,5% para o sudeste; 15,6% para o sul; 7,4% para o norte; 4% para o centro-oeste.
Prevalecem na escolha do destino principalmente os pontos de praia mais conhecidos, o interesse pela gastronomia do lugar e as opções de lazer. Uma boa estrutura de hospedagem e transporte também é bastante importante.
O turismo de evento também é bastante influente, como desfiles de carnaval do Rio e de São Paulo, os carnavais e blocos de rua de Salvador e São Luis, a festa de Parintins-AM, etc.
Apesar de o Rio de Janeiro apresenta uma posição de destaque entre os destinos nacionais, e de o potencial turístico, o marketing do Governo do Estado e as estratégias empresariais serem os pilares dos diferenciais que mantém o estado como um dos mais procurados pelos turistas nacionais e estrangeiros, a concorrência com outras cidades no setor de turismo é direta.
Principais cidades concorrentes:
FLORIANÓPOLIS: Entre os diferenciais que tornam a cidade o 2º destino mais procurado por estrangeiros estão:
As melhorias de acesso realizadas no município. Em 2013, Florianópolis recebeu o prêmio do Ministério do Turismo (MTur) na categoria “acesso”, por ter atingido a maior evolução de acesso aos