Relação entre micro e macro-ambiente
A ideia de ambiente de marketing é defendida por KOTLER, pois para ele a administração de marketing está inserida no macroambiente e no microambiente.
O ambiente de marketing é composto por um microambiente e um macroambiente. O microambiente é estabelecido por tudo que está diretamente ligado ao produto e fala diretamente da organização. Consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus Clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos. São os internos da empresa e que se fazem possíveis de serem controlados, como os fornecedores, intermediários de marketing, concorrentes e o consumidor.
O macroambiente são as forças ambientais que exercem influência e pressionam o microambiente. Composto por ambientes (natural, novas tecnologias, política/econômica e sociedade). Ele se apresenta como formas incontroláveis de administração como a economia, por exemplo, já o micro ambiente são fatores passiveis de serem controlados como os clientes por exemplo.
“O macroambiente consiste em forças demográficas, econômicas, físicas, tecnológicas, políticos-legais e socioculturais que afetam suas vendas e seus lucros. Uma parte importante da coleta de informações ambientais inclui a avaliação do potencial de mercado e a previsão da demanda futura.” (KOTLER, 2000, p.108).
Pode-se dizer que o macroambiente são os fatores externos à empresa, como o politico-legal, ambiente natural/tecnológico, ambiente sociocultural.
O macro e o microambiente de marketing trazem em sua essência qualquer relação de troca entre a empresa e seu consumidor/fornecedor. Deste modo os ambientes de marketing possuem vital importância para a análise de mercado e influenciam muito na hora da decisão de fechar ou não um determinado negócio.
Nosso projeto interdisciplinar consiste em descobrir todos os tipos de ações sustentáveis que os moradores do