Resenha:de arte para grupos: um manual de temas, jogos e exercícios
Data: Rio de Janeiro/RJ 15 de Junho de 2011.
Liebmann, Marian. Exercícios de arte para grupos: Um manual de temas, jogos e exercícios. Tradução: Rogério Migliorini. Editora: SUMMUS: 1994 – São Paulo, SP.
INTRODUÇÃO
A autora do livro, Drª. Marian Liebmann, dedica-se há muito tempo sobre o tema dos “conflitos”, e de como a arte pode contribuir na resolução dos mesmos. Em Bristol, Reino Unido, tem desenvolvido ao longo dos anos uma prática voltada à Justiça Restaurativa, atuando como mediadora de conflitos envolvendo jovens infratores. Ela possui uma ampla experiência no trabalho em grupos e com a arteterapia, o que a motivou a escrever vários livros, como: “Art therapy and anger”, “Mediation in context” e “Community and neighbour mediation”, entre outros. Além disso, ela atua como palestrante em diversos países e ministra cursos sobre mediação de conflitos através da arte. Esta obra é um desdobramento da dissertação de mestrado em Arteterapia, defendida no ano de 1979, por Marian. Além da pesquisa realizada, esta coletânea é resultado da experiência da autora como membro e coordenadora de grupos. Para a autora, a arte serve como uma via de comunicação para as questões pessoais. A partir de sua inquietação, a pesquisadora foi investigar grupos de arteterapia estruturados, usando o questionário como metodologia e selecionando 40 arteterapeutas como sua amostra. Este livro condensa a maior parte dos resultados da sua pesquisa. A primeira parte do livro é dividida em três capítulos: “Trabalho em grupo, arteterapia e jogos”, “Conduzindo grupos” e “O que pode dar errado”.
DISCUSSÃO
Logo na introdução do livro, a autora, cita alguns conselhos para os coordenadores de grupos com, ou sem experiência de trabalho em grupo. Ela considera a experiência como um importante caminho para a execução de um bom trabalho. A arteterapia visa à expressão dos sentimentos dos sujeitos, tendo seu início a partir do trabalho na