Qualidade de vida no trabalho
Qualidade de Vida no Trabalho:
Fortalecendo o Autoconhecimento e as Relações Interpessoais através da Arteterapia e da
Consciência Corporal
Luemar Gorgulho Melo
Fisioterapeuta, Especialista em Arteterapia - FCM Unicamp
Especialista em Gestão de Qualidade de Vida na Empresa-Unicamp
PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO
TRABALHO
P
ara a promoção da saúde no ambiente de trabalho é preciso pensar o trabalhador como ser biopsicossocial.
Além das condições do ambiente de trabalho e organização do trabalho, empreendedores têm hoje a visão do lado humano na gestão empresarial, buscando implantar ações de
Qualidade de Vida (QV) para saúde e bem-estar da força de trabalho. Neste texto, serão destacados aspectos psicossociais, bem como a percepção do corpo, tendo como foco o relacionamento e a cooperação entre os trabalhadores, buscando desenvolver fatores que beneficiem a saúde ocupacional. Abordaremos
157
a integração social na organização pelo desenvolvimento do conhecimento intra e interpessoal através da arteterapia e da consciência corporal, visando ao autoconhecimento, à melhora da auto-estima e da capacidade de um bom relacionamento no trabalho.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E SAÚDE MENTAL
NO TRABALHO
Entre as teorias que explicam as necessidades do ser humano estão as hierarquias das necessidades de Abrahan Marlow de
1943 e as teorias das necessidades de Clayton Alderfer. Para Alderfer, há três níveis de necessidades: existência, relacionamento e crescimento. Para Marlow, a primeira necessidade é fisiológica e em seqüência vem segurança, necessidades sociais e de amor, auto-estima e auto-realização.
O aspecto social do trabalho é inerente a este, pois tem base na comunicação e na cooperação. A saúde mental é influenciada pelo trabalho, dado que assegura o poder financeiro, desenvolve relacionamentos interpessoais e traz satisfação pessoal.
A Agência Européia de Pesquisa em Segurança e Saúde no
Trabalho (EASHWR) afirma que