Arte Terapia Com Idosos
.
A arteterapia é um dispositivo terapêutico que absorve saberes das diversas áreas do conhecimento, constituindo-se como uma prática transdisciplinar, visando resgatar o homem em sua integralidade através de processos de autoconhecimento e transformação. Arteterapia tem como essência a expressão estética e a elaboração artística em prol da saúde. Utiliza, para isso, as linguagens plástica, sonora, dramática, corporal e literária envolvendo as técnicas de desenho, pintura, modelagem, construções, sonorização, musicalização, dança, drama e poesia. É aplicada na avaliação, tratamento, prevenção, reabilitação e educação de clientes especiais. O campo de atuação da arteterapia estende-se às diferentes organizações (saúde, educação, e comunidade ) permitindo mais qualidade de vida.Esse mecanismo seria então um caminho para o sujeito perceber as possibilidades de expressão, a construção e a reconstrução de suas dificuldades de relacionar-se consigo e com o mundo, por meio de técnicas e materiais artísticos. A Associação Brasileira de Arteterapia a define como um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-profissional. Sua essência seria a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde.Como campo específico do conhecimento, a arteterapia firma-se nos Estados Unidos, em 1940, com o trabalho de Margareth Nauberg, conhecida como a “mãe” da arteterapia por estabelecer as fundamentações teóricas para seu desenvolvimento, além de demarcá-la como área do saber.
Com o exercício da arteterapia em idosos, usando recursos artísticos de maneira expressiva, é possível reverter casos de ansiedade, problemas com inquietude, sintomas de angustia e impaciência, que são causas relativas dessa fase da vida.
Usando todos os recursos que a arteterapia pode proporcionar, as atividades que podem ser empregadas no tratamento do idoso, são as mais variadas. Os trabalhos podem ser feitos através da dança, do desenho livre,