Fichamento marilena chauí
Fichamento de Filosofia
PARTE A: Dados do texto: * Título do Texto: ESTADO DE NATUREZA, CONTRATO SOCIAL, ESTADO CIVIL * Número da Edição: - * Nome do Autor: CHAUÍ, M. * Nome da Editora: Ática * Ano da Publicação: 2000 * Número de Páginas: p.399-406
PARTE B: Características gerais do texto / ideia central do texto: * Tema da Obra: Filosofia e Sociologia * Palavras-chave: “Contrato Social”, “Direito Natural”, “Soberania”, “Direitos”. * Ideia ou ideias principais do autor: Em seu texto a autora tenta nos mostrar os impasses, durante os séculos, em relação a um consenso do que é a política e como ela deve ser exercida.
PARTE C: Estrutura do texto: * Divisões do texto: Introdução: Parte do texto onde a autora apresenta as filosofias de Hobbes e Rousseau para sustentar sua tese.
Desenvolvimento: Começa desenvolvendo um pouco mais as teorias de Hobbes e Rousseau enquanto as relaciona com a teoria de Locke e depois com a de Max Weber.
Em outra parte do desenvolvimento, a autora mostra contrastes em relação à consideração do estado de cidadania para uma pessoa ou outra.
Conclusão: Nesta parte de seu texto, Marilena Chauí mostra porque uma revolução, seja ela burguesa ou popular, possui um significado político da mais alta importância.
PARTE D: Citações relevantes / trechos importantes: * Reprodução de trechos da leitura:
“[...] em Estado de Natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos [...]”
“[...] Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. [...]”
“[...] em Estado de Natureza, os indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a Natureza lhes dá, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto, o grito e o canto, numa língua generosa e benevolente. [...]”
“[...] A passagem do Estado de Natureza à sociedade civil se dá por meio de um contrato social,