FICHAMENTO: Os sete saberes necessários à educação do futuro
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
JOSÉ CABRAL DE SOUSA NETO
FICHAMENTO:
Os sete saberes necessários à educação do futuro
Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifica no 1º período, sob a orientação do professor José Reginaldo de Andrade.
Paripiranga - BA
Agosto de 2013
REFERÊNCIAS:
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya – 2. Ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
RESUMO:
Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum nasceu 8 de Julho 1921 na capital da França, Paris. Antropólogo, sociólogo e filósofo francês foi judeu de origem sefardita. Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método, Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro que será o livro trabalhado na disciplina de Metodologia Do Trabalho Cientifico e Produção Textual. Como o título do livro indica, são sete os saberes apontados por Morin, cada um deles abordando um aspecto a ser aprendido, como o erro e a ilusão, conhecimento pertinente, condição humana, identidade terrena, incertezas, compreensão e ética do gênero humano.
Capítulo I - As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
“O conhecimento não é um espelho das coisas ou do mundo externo. Todas as percepções são, ao mesmo tempo, traduções e reconstruções cerebrais com base em estímulos ou sinais captados e codificados pelos sentidos.” (Pag.20)
“A racionalidade não é uma qualidade da qual são dotadas as mentes dos cientistas e técnicos e de que são desprovidos os demais.” (Pag.23)
“Uma idéia ou teoria não deveria ser simplesmente